Homem é preso por apologia ao nazismo e planejar ação violenta em PG | aRede
PUBLICIDADE

Homem é preso por apologia ao nazismo e planejar ação violenta em PG

Nas postagens, o suspeito utilizava símbolos nazistas, exaltava autores de atentados terroristas internacionais como "santos"

O preso foi encaminhado à cadeia pública local
O preso foi encaminhado à cadeia pública local -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Polícia Civil do Estado do Paraná, por meio do 02º Distrito Policial de Ponta Grossa, informa que na data desta quinta-feria (08) foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa.

A operação resultou na prisão em flagrante de um jovem de 21 anos pelo crime de apologia ao nazismo, previsto na Lei nº 7.716/89, com pena de até 5 anos de reclusão, bem como pelo crime de posse irregular de munição, previsto na Lei nº 10.826/03, com pena de até 3 anos de detenção. O material apreendido evidencia a explícita promoção de ideologia nazista e culto a figuras como Adolf Hitler, além de admiração por autores de atentados em massa, configurando grave violação à legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos:

Diversos itens relacionados a ideologias nazistas, incluindo bandeiras e desenhos 

2 armas de airsoft 

Múltiplas facas 

2 coletes balísticos 

Munições

Material fotográfico com imagens de Adolf Hitler 

Equipamentos eletrônicos diversos 

A investigação iniciou após o trabalho conjunto do  02º Distrito Policial de Ponta Grossa, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER) e de unidades de inteligência da Polícia Civil, que identificaram e monitoraram publicações de extrema gravidade em plataformas digitais. Nas postagens, o suspeito utilizava símbolos nazistas, exaltava autores de atentados terroristas internacionais como "santos", mencionava possuir armas de fogo e indicava claramente estar em fase avançada de planejamento de um ataque em massa.

Os investigadores identificaram que o suspeito havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo. Em publicação recente, o indivíduo fez menção ao seu próprio suicídio, padrão comportamental típico de autores de atentados em massa, o que elevou o nível de alerta das autoridades quanto à iminência da ação.

O preso foi encaminhado à cadeia pública local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar a possível participação de outras pessoas e o real alcance dos planos do suspeito.

O Departamento de Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a segurança da população e destaca a importância da atuação preventiva e da inteligência policial para identificar ameaças e evitar tragédias. A operação realizada hoje demonstra a eficácia do monitoramento de atividades extremistas em ambientes digitais e a rápida resposta das autoridades frente a ameaças reais.

VÍDEO
O Departamento de Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a segurança da população | Autor: Polícia Civil
  

Das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right